Tipos de cuba para banheiro
Construir ou reformar um ambiente envolve muitas etapas e decisões, ainda mais hoje com a imensa variedade de estilos, produtos e materiais que podem compor uma obra.
Para quem está em dúvida sobre qual o melhor (ou mais apropriado) tipo de cuba para instalar no banheiro ou lavabo, dê uma olhada nessas dicas:
Existem 7 tipos de cubas diferentes, que você consegue encontrar ou encomendar:
Cuba de semi-encaixe: são caracterizadas por apresentar a parte da frente exposta, para “fora” da bancada. Geralmente são encontradas em formatos retangulares ou quadradas e feitas em cerâmica.
Cuba de sobrepor: semelhante à cuba embutida, esse tipo se diferencia por apresentar uma borda que fica aparente (a cima do tampo). Ela costuma ser menos profunda e portanto ocupa menos espaço, sendo ideal para quem tem a intenção de fazer armário embaixo. Apresenta uma variedade de diferentes tamanhos, formas, materiais e cores.
![]() |
Exemplo de cuba de sobrepor com torneira de mesa |
Cuba esculpida: também conhecida como “cuba escavada”, esse modelo é feito diretamente na pedra da bancada. Possui um design moderno e sofisticado, podendo ser encomendada de acordo com a necessidade do seu banheiro, como a escolha de cores, tamanho e material que preferir. Geralmente é feita em mármore, granito ou porcelanato, sendo que para cada um destes materiais o valor varia. Outro elemento diferente deste estilo é que o ralo fica escondido e oculta o escoamento da água, sendo este, fator que diferencia os dois modelos de cuba esculpida que existem: fundo reto ou com rampa.
A parte ruim é que a limpeza acaba sendo mais difícil, pois acumula sujeira com mais facilidade.
![]() |
Exemplo de Cuba de apoio com torneira de parede |
Cuba de piso: também chamada de 'cuba de chão', este modelo é uma peça única que compreende do piso à altura do lavatório. Ideal para uma decoração mais moderna e contemporânea, essa peça pode ser arredondada, quadrada ou retangular e fabricada em diversos materiais. Nesse caso, a instalação da torneira deve ser feita diretamente na parede ou deve-se obter uma torneira também de chão, que compreende a altura da pia, além de ser necessário que o ponto de esgoto seja no chão ao invés da parede.
Cuba de embutir: pode apresentar diferentes cores, dimensões e formatos. É caracterizada por ser completamente embutida na bancada ou gabinete, sendo ideal para todos os tipos e tamanhos de banheiro. Por ocupar pouco espaço, é comumente usada em ambientes menores, como lavabos. É uma opção discreta e elegante, geralmente fabricada em cerâmica, mas que também pode ser encontrada em outros materiais como vidro. A desvantagem é que ela ocupa mais espaço interno no armário, visto que todo seu volume fica abaixo da pia. Pode ser uma opção de baixo custo, pois em modelos mais simples, é possível encontrar valores menores em comparação aos outros tipos de cuba.
![]() |
Exemplo de cuba embutida com torneira de mesa |
Realmente são muitas opções e não saberia qual escolher sozinho, mas a que eu mais gostei foi a cuba de apoio, pena que meu banheiro é pequeno. Ótimas dicas Bia!
ResponderExcluir