Cimento Queimado - Conheça as várias maneiras de se aplicar essa técnica
Ideal para quem procura uma opção de acabamento moderno e de baixo custo, o cimento queimado é um tipo de revestimento versátil e simples de ser realizado.
Existem diversas formas de fazê-lo, podendo ser aplicado tanto em pisos, quanto em paredes.
O cimento queimado “original” é feito a partir da mistura de cimento, areia e água. O que dá esse efeito e o diferencia de um piso ou parede de cimento normal, é a finalização. Após a aplicação da mistura dos materiais, com a massa ainda úmida é polvilhado pó de cimento por cima e depois alisado com o auxílio de uma desempenadeira. Depois de estar completamente seco, é aplicado um impermeabilizante ou selador, que conferem proteção contra umidade e outras impurezas.
O resultado obtido por meio desse processo garante maior resistência e durabilidade à superfície.
![]() |
Exemplo de piso de cimento queimado |
Quando o objetivo é realizar essa textura no piso, o meio mais indicado é fazê-lo é usando a técnica tradicional e para isso é recomendado o uso de mão de obra especializada, afim de evitar possíveis rachaduras e desníveis na superfície. Também existem produtos prontos que podem ser aplicados sobre o chão, em pisos de concreto ou contrapiso, mas é importante estar atento às instruções da embalagem e se certificar do uso correto.
Já quem procura fazer essa textura nas paredes, existem outros jeitos mais simples e práticos de realizar esse procedimento e que não requer um profissional, ou seja, você mesmo consegue fazer e ter um resultado incrível!
Existem várias formas, sendo todas com grau de dificuldade baixo. O que muda entre eles é o custo e o tempo de trabalho investido.
Outra diferença quando se trata de paredes, é que é possível realizar essa textura em outras cores além do cinza tradicional.
Confira a seguir 3 métodos que você mesmo pode fazer, de maneira simples e com um bom resultado:
Tinta efeito Cimento Queimado
É uma tinta que já vem pronta e que possui diversas tonalidades de cinza (mais claro ou mais escuro) além de também apresentar opções de outras diversas cores, que do mesmo modo, garantem o efeito desejado. É uma das opções mais práticas e rápidas, porém requer um investimento financeiro um pouco mais elevado.
Sua aplicação é feita direta na superfície com o auxílio de uma esponja grande (tipo aquelas de lavar carro), em que se deve fazer movimentos retilíneos e sem encharcar demais com o produto, a fim de evitar manchas mais escuras. Com 2 ou 3 demãos (com intervalos de pelo 3 horas) o trabalho está pronto!
Se preferir um acabamento com maior brilho e durabilidade, após totalmente seco, aplique uma camada de verniz acrílico.
Massa acrílica com corante
Mistura-se um pouco da massa acrílica com água e algumas gotas de corante de tinta preto. A mistura deve ficar homogênea, sem ficar muito líquida ou muito grossa. A quantidade de corante aplicada que vai determinar o tom, mais claro ou escuro. Aí fica ao seu gosto.
Para a aplicação, usa-se uma esponja grande (tipo de lavar carro), realizando movimentos retilíneos, sem exagerar na quantidade aplicada por vez. Para se obter o efeito de cimento queimado, o ideal é passar 3 demãos, com intervalos de pelo menos 3 horas.
Após estar totalmente seca, a parede deve ser totalmente lixada. Esse processo garante que não haja imperfeições e confere melhor o efeito desejado. Por fim, limpe a parede com o auxílio de um pano úmido.
Outra dica é que a massa acrílica também pode ser substituída pela massa corrida, realizando o mesmo processo. No entanto, o uso da massa corrida não é indiciado para áreas com umidade ou ambientes externos, por se tratar de uma substância menos resistente. Nesse caso, é aconselhável aplicar após a finalização, uma camada de verniz para conferir maior proteção e brilho.
Se você gostou dessa técnica, clique aqui e confira o vídeo com o passo a passo e mais dicas para um melhor resultado!
Textura Cimento queimado
Para este tipo, existem dois tipos produtos que já vêm prontos para aplicação:
- Mistura pronta em pó
- Textura pronta
Trata-se de um pó que deve ser adicionado de água, seguindo as instruções da embalagem. Ele vem já em um balde e pode ser preparado nele mesmo.
Para que a mistura fique homogênea e no ponto correto para aplicação, é necessário a utilização de uma ferramenta chamada 'misturador de argamassa'. Feito isso, essa massa deve ser aplicada na parede com o auxílio de uma desempenadeira metálica plana, sempre em pequenas quantidades e espalhando bem, evitando movimento circulares.
Após cerca de 2 demãos (fica à critério pessoal fazer mais ou menos demãos), também pode ser que seja necessário lixar a superfície, avaliando os locais que possam haver ondulações. Para isso, utilize uma lixa de parede fina, como a n°120. Lembrando que a parede deve estar completamente seca para dar esse acabamento final.
Alguns produtos deste tipo, podem também ser aplicados no chão, seguindo corretamente as instruções da embalagem.
Textura pronta
Existem algumas variações de misturas prontas de cimento queimado, podendo ser uma argamassa para revestir paredes e pisos, que pode ser aplicada tanto ambientes internos quanto externos, ou também um revestimento acrílico, específico para paredes internas.
Como o próprio nome diz, ambas as opções já vêm prontas para uso, não sendo necessário adicionar ou misturar outra substância antes da aplicação.
É preciso utilizar uma desempenadeira metálica plana para aplicar a textura na superfície desejada, utilizando-se de movimentos retilíneos e sem exagerar na quantidade por vez, espalhando bem. Dependendo do produto e da marca escolhida, a quantidade de demãos pode variar, assim como o tempo entre elas, mas em geral são necessários no mínimo 2 demãos e pelo menos 3 horas de espera entre cada uma.
Importante:
Para obter um bom resultado é importante que a superfície esteja uniforme e regular, limpa e seca, preferencialmente com fundo branco.
Paredes que apresentam irregularidades, como furos, buracos e desníveis, primeiro deve-se aplicar massa corrida, esperar secar e posteriormente lixar. Somente após isso, realizar a textura.
Nooossa eu adorei, pensei que fosse muito mais difícil de fazer. Com certeza será uma opção quando for reformar alguma área aqui em casa, obrigado pelas dicas!!!!
ResponderExcluir